O PIS é um benefício do trabalhador brasileiro que presta serviços a uma empresa privada por intermédio da carteira assinada. Depois que o calendário do benefício liberar o pagamento, você deve ficar atento ao seu PIS. Você sabia que pode consultar este depósito pelo computador? Saiba a seguir como consultar número do PIS online.

O que é o PIS?

O PIS corresponde ao Programa de Integração Social e proporciona o pagamento do abono salarial para os funcionários de empresa privada.

Para os funcionários que preenchem os requisitos do benefício, o valor é liberado. Geralmente, o PIS é pago por lotes, dando prioridade a idosos e portadores de moléstia grave.

Por isso, para verificar que o depósito do seu abono já foi realizado, você deve ficar atento ao calendário oficial do benefício, lançado anualmente. É possível verificar também todas as informações do PIS online. Saiba como a seguir:

Como consultar online?

Para consultar este benefício você deverá ter em mãos o seu número do PIS ou do NIS. O número do PIS é gerado a partir do seu primeiro emprego da rede particular. Para os funcionários públicos, o benefícios se chama PASEP. Já o NIS, é gerado através do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

Tendo o número em mãos, você poderá ficar de olho no seu saldo PIS através do site oficial da Caixa Econômica Federal, ou até pelo aplicativo oficial do FGTS. 

Você deverá realizar o seu cadastro em qualquer uma das opções e assim você poderá consultar PIS 2019. É possível verificar o extrato PIS 2019 e ficar sabendo quando o seu benefício for depositado.

Quem tem direito ao PIS?

Para receber o PIS, o funcionário deve estar preenchendo alguns requisitos. Por exemplo, é preciso possuir um tempo mínimo de cadastro no PIS, sendo este tempo de 5 anos. Além disto, o funcionário deve receber remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base.

É preciso também que o funcionário tenha exercido suas funções por pelo menos 30 dias consecutivos ou não, no ano-base de recebimento do PIS. Outro requisito imprescindível é que o funcionário tenha suas informações corretamente fornecidas para o Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Estas dados são informados pelo empregador.

Se você está de acordo com os requisitos do benefício, não pode deixar de conferir o calendário do PIS e se manter informado. Geralmente, o pagamento é realizado de acordo com a data de aniversário do beneficiado. Verifique o calendário para 2019!