Hoje em dia, ser um trabalhador autônomo não significa mais que você está fora das leis do negócio ou dos direito da previdência social. Para quem quer se oficializar como autônomo e se tornar um MEI, exitem vários benefícios em questão. Você sabe quais são? Veja a seguir quais as principais vantagens em se tornar um MEI e o que você deve levar em consideração.

O que é o MEI?

Quando uma pessoa que trabalha como autônoma se legaliza como pequena empresária, ela se torna um MEI, o Micro Empreendedor Individual. Existem muitas pessoas hoje em dia que dirigem o seu próprio negócio mas não dispõem de alguns direitos como o PIS, por exemplo.

Quando se normaliza como MEI, o trabalhador deve cumprir o pagamento de algumas taxas, que não tem um valor alto, para então se beneficiar de seus diretos como trabalhador formal.

Quais as vantagens de ser um MEI?

Muita gente não conhece a possibilidade de se formalizar como autônoma. Se tornar um micro empreendedor individual traz diversos benefícios previdenciários. Confira abaixo as vantagens de se tornar um MEI:

  • Auxílio-doença, disponível após 12 meses de contribuição;
  • Auxilio-reclusão, disponível após 24 meses de contribuição;
  • Salário-maternidade, disponível após 10 meses de contribuição;
  • Pensão por morte, disponível após 24 meses de contribuição;
  • Aposentadoria por idade, disponível após 180 meses de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez, disponível após 12 meses de contribuição.

Quem pode se tornar MEI?

Para se tornar um trabalhador registrado é preciso preencher alguns requisitos. São eles:

  • Ter faturamento de 60 mil por ano, ou seja, 5 mil por mês, mas lembre-se de conferir o valor, pois ele pode mudar de ano para ano;
  • Não ser sócio de outro negócio;
  • Exercer uma atividade reconhecida pelo sistema do MEI;
  • Não ter outra empresa.

Você se enquadra no perfil necessário? Então, veja a seguir como se formalizar:

Como posso me tornar um MEI?

Agora que você conferiu um pouco mais sobre o que é o MEI e suas maiores vantagens, saiba como se tornar um trabalhador registrado. Para se tornar um MEI, você deve acessar o Portal do Empreendedor. No site você informar alguns dados pessoais, como os números de alguns documentos, assim como os dados sobre a sua empresa.

Caso tenha dificuldades em realizar o seu cadastro via internet, você pode se dirigir aos órhãos responsáveis da sua cidade e receber informações necessárias e auxilio na inscrição.

Quando finalizar o processo, você receberá um certificado de MEI que já terá o seu número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).